Bate mais as pernas... Força nos braços... Estica mais o tronco... Mantém a cabeça centrada e relaxada... Os pés têm que estar mais esticados...!
Natação é uma atividade ou desporto que consiste em movimentar, praticamente, todas as partes do corpo, deslocando-se através de movimentos efetuados no meio líquido. Não importa a idade que tem, todos podem praticá-la, até um animal, basta ter umas aulas e voilà , que até lhe apetece mostrar os seus dotes ao mundo ;) !
Natação é considerado um dos melhores exercícios físicos, trazendo ótimos benefícios para o organismo, ajudando a melhorar a coordenação motora.
Existem 6 modalidades (clique em cada modalidade para poder ver o vídeo):
- Natação pura
- Pólo aquático
- Saltos ornamentais
- Natação de águas abertas
- Natação sincronizada
- Mergulho
Para além de modalidades a natação envolve 4 estilos:
- Crawl: É o estilo mais difícil, mais utilizado e mais rápido. Requer um elevado controlo dos movimentos. Neste estilo a pessoa está virada de barriga para baixo. Os braços entram e saem da água alternadamente, rodando-os, enquanto que as pernas, bem esticadas, fazem movimentos verticais alternados
- Costas: Como o nome indica, este estilo é feito de costas, e é muito parecido com o 'crawl', sendo os movimentos bastante semelhantes.
- Bruços: Ao contrário do 'crawl', 'bruços' é o mais lento dos 4 estilos. O movimento é feito com os braços (ao mesmo tempo) a empurrar a água enquanto que as pernas esticadas vão subindo. E quando os braços voltam a seu estado inicial (esticados) é nesse momento que as pernas esticam, empurrando a água.
- Mariposa: É o mais recente, o mais rápido (a seguir do 'crawl') e exige muita força nos braços (rodando-os ao mesmo tempo) e nas pernas, que realizam um movimento chamado "batimento de golfinho" (movimentam como se fossem um só).
Agora que já sabem tudo, corram para a piscina e pratiquem! Não é um pedido é uma ordem!
75% do nosso planeta é água, por isso, não espere o seu navio socorre-lo, nade até ele!
Filho de peixe sabe nadar!
Au revoir!
Sem comentários:
Enviar um comentário